Certificados disponíveis

Clique para acessar a área de impressão!

Notícias

78° Congresso Brasileiro de Cardiologia entra em contagem regressiva

Evento contará com programação de alto nível e infraestrutura de ponta para ser o maior e mais relevante do país

A SBC, em especial a CECon (Comissão Executiva do Congresso), está em fase de plena mobilização para entregar aos sócios e à comunidade médica e científica o maior evento médico do país, o 78º Congresso Brasileiro de Cardiologia. Sediado em Porto Alegre, o evento acontecerá entre os dias 28 e 30 de setembro, concentrando mais de 250 atividades, 4 arenas e 15 salas.



Serão, ao todo, aproximadamente 400 palestrantes, sendo 30 nomes entre os maiores especialistas internacionais da cardiologia mundial, que conduzirão atividades do American College of Cardiology (ACC), European Society of Cardiology (ESC), American Heart Association (AHA), Imperial College London (ICL), Duke University, Lemann Foundation, entre outras organizações de referência.



“Nossa programação científica, além de atualizar nossos colegas com tudo que há de mais relevante acontecendo na cardiologia brasileira, tem também como missão apresentar o que de mais relevante está se discutindo internacionalmente, além de permitir uma boa síntese dos destaques na programação dos Congressos mais importantes que aconteceram fora do país“, afirma Paulo Caramori, Conselheiro da SBC e presidente da CECon.



Os congressistas poderão, ainda, acompanhar e submeter estudos no Late Breaking Science, além dos Temas Livres e discussões sobre práticas clínicas e conteúdos produzidos no país.



“Tivemos um volume bastante robusto de temas livres no Congresso do ano passado e esperamos receber cerca de 1300 submissões nesta edição, o que seria uma excelente performance”, explica.



Uma grande inovação neste Congresso é o Fórum de Especialidades, um espaço de aprendizado e troca de experiências sobre inovação, empreendedorismo médico, marketing e comunicação, além de outros temas que certamente interessam a todos os profissionais.



Os detalhes finais da programação e a relação de palestrantes devem ser anunciados a partir da segunda quinzena de maio.



Enquanto isso, o Jornal da SBC antecipa um resumo dos destaques que poderão ser conferidos no nosso Congresso. Veja como está imperdível!



“Nós da CECon estamos trabalhando diuturnamente para oferecer a melhor experiência educacional e de networking para todos. Acompanhe mais detalhes por meio das plataformas de comunicação da SBC, tenho certeza que você não deixará de comparecer”, destaca Paulo Caramori .



 



DESTAQUES NA PROGRAMAÇÃO





Aterosclerose



Novos trials com evidências científicas de benefícios em terapia de prevenção, terapia para obesidade e terapia para diabetes.



Fatores de risco



Teremos uma nova sessão toda desenvolvida para mostrar a atenção de novos fatores de risco como a expossoma que trata com relação à poluição, os cigarros eletrônicos e vários novos fatores de risco que estão surgindo e como lidar com eles.



Temos ainda uma grande parte dedicada a novas formas de avaliação de risco e monitoração do risco, como monitoração remota, utilização de inteligência artificial.



Insuficiência Cardíaca



Dr. John McMurray, o ícone da cardiologia mundial, estará fazendo a palestra de abertura. Trata-se de um dos principais nomes especializados em Insuficiência Cardíaca no mundo.



Cuidado Integral



O Fórum de Especialidades é uma atividade que vai reunir profissionais de várias áreas na abordagem do paciente cardiopata, incluindo aspectos de inovação e soluções digitais para diagnóstico e monitorização.



O objetivo é trabalhar a integralidade do cuidado multidisciplinar para o paciente cardiopata, a importância de todos os profissionais da saúde na questão de prevenção, acompanhamento e recuperação dos pacientes.



Cardiologia Intervencionista



Os principais avanços nesta área serão discutidos e apresentados aos Congressistas com o objetivo de auxiliar na identificação de como e quando tratar nossos pacientes aplicando os avanços nessa área.



São temas relacionados a tratamento de doença coronariana aguda e crônica, temas relacionados a tratamento percutâneo de outros problemas cardíacos, as cardiopatias estruturais que envolvem TAVI, que já está bem consolidada, mas muito precisa ser discutida.



Outros assuntos que poderão ser explorados são fechamento de apêndice atrial esquerdo, forame oval-patente, tratamento percutâneo de insuficiência mitral, insuficiência tricúspide e toda a gama de cardiopatias congênitas.



Hipertensão



Em relação à doença hipertensiva, várias temáticas de grande relevância serão abordadas, passando pelo diagnóstico da hipertensão arterial sistêmica, métodos de monitorização e debates relacionados às dificuldades no diagnóstico, as dificuldades e avanços no tratamento, bem como métodos de análise de envelhecimento vascular.



Aguarde para mais conteúdos sobre a nossa programação!



listar todas as notícias