Certificados disponíveis

Clique para acessar a área de impressão!

Notícias

Simpósio sobre Fibrilação Atrial e Doenças Imunopreveníveis debate casos clínicos e vacinação

Atividade, organizada pela Pfizer, abordou patologias comuns entre os pacientes

Durante o primeiro dia do 78°Congresso Brasileiro de Cardiologia, o Simpósio Pfizer com o tema “Fibrilação Atrial e doenças imunopreveníveis: seu conhecimento está em dia?” discutiu casos clínicos de pacientes com FA, assim como a vacinação e seus efeitos positivos para a prevenção da doença cardiovascular.



Coordenado pelo médico Renato Delascio Lopes, o simpósio trouxe em sua primeira apresentação um caso clínico de paciente com fibrilação atrial, atendido pela médica Marianna Deway Andrade, da Bahia. Por meio deste relato de caso, os médicos presentes puderam pensar nas abordagens clínicas que poderiam ter sido utilizadas para o cuidado cardiovascular e de sua saúde como um todo.



Além da descrição clínica, a apresentação “Como manejar o paciente de alto risco na FA?” também trouxe imagens tomográficas do paciente que indicavam o alto grau de complexidade de seu caso. 



Seguida desta apresentação, a médica Rosana Richtmann, falou da importância de se ter o calendário vacinal completo. Ela destacou que o Brasil é um dos países mais completos, quando falamos em calendário vacinal, porém, ressaltou que a população adulta ainda não tem todas as vacinas importantes contempladas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Isto, de acordo com a médica, pode contribuir para a incidência de casos com complicações cardiovasculares.



Por fim, após as apresentações, os palestrantes ficaram à disposição dos convidados para um bate-papo a respeito do conteúdo apresentado.





O 78º Congresso Brasileiro de Cardiologia se estende até 30 de setembro. Acompanhe a programação e cobertura do 78º CBC por meio do aplicativo SBC 2023. Para Android, clique aqui para baixar. Para iOS, acesse por meio deste link.



listar todas as notícias