Certificados disponíveis

Clique para acessar a área de impressão!

Notícias

Procedimentos invasivos foram tema de sessão conjunta entre o Departamento de Insuficiência Cardíaca (DEIC) e a Heart Failure Association

Atividade discute a prevalência e tratamento de IC no mundo

Coordenada por Lídia Ana Zytynski e Odilson Marcos Silvestre, a sessão abordou várias possibilidades de indicação de procedimentos invasivos no tratamento da Insuficiência Cardíaca (IC), durante o primeiro dia do 78°Congresso Brasileiro de Cardiologia.



O palestrante Ricardo Wang apresentou um compilado de estudos que avaliaram os benefícios de se realizar o Reparo da Válvula Mitral, considerando que a Insuficiência Mitral atinge cerca de 15 mil pacientes em um universo de 1 milhão de pessoas.



Dirceu Almeida, por sua vez, discorreu sobre o tratamento cirúrgico da Estenose Aórtica em pacientes sintomáticos com Insuficiência Cardíaca. Os dados são relevantes. Cerca de 25% da população acima de 65 anos têm Estenose Aórtica. A mortalidade de pacientes com sintomas de IC é de 50% em um ano após a primeira internação.



Por fim, Felipe Homem Valle apresentou uma análise bastante completa sobre o Reparo da Válvula Tricúspide, demonstrando os enormes riscos de evolução da doença para Insuficiência Cardíaca.



Para acompanhar as novidades apresentadas durante o 78º CBC, acesse o aplicativo SBC 2023.



listar todas as notícias