Certificados disponíveis

Clique para acessar a área de impressão!

Notícias

Solenidade de abertura do 78º Congresso de Cardiologia conta com lideranças do evento, da SBC e do vice-prefeito de Porto Alegre

Cerimônia dá início ao tão aguardado evento

Mais de 500 congressistas lotaram o auditório 05 do 78º Congresso Brasileiro de Cardiologia (CBC), no Centro de Eventos da FIERGS, nesta quinta-feira, 28 de setembro, para a solenidade de abertura do 78º Congresso Brasileiro de Cardiologia.



Ao palco, foram chamadas autoridades como a presidente do Conselho Administrativo da SBC, Andréa Araujo Brandão, o presidente do 78º CBC, Jorge Ilha, o conselheiro da SBC e diretor científico do Congresso, Paulo Caramori, o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, e Fábio Cañellas, presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul (SOCERGS).



Após a execução dos hinos do Rio Grande do Sul e do Brasil, Andréa Araujo Brandão foi convidada a abrir a cerimônia. A presidente do Conselho Administrativo da SBC iniciou sua fala prestando, em nome da entidade, solidariedade à população gaúcha devido às dificuldades causadas pelas fortes chuvas que se abateram sobre Porto Alegre nos últimos dias.



Na sequência, Brandão resumiu as principais atividades institucionais da SBC em 2023, ano em que a instituição completa 80 anos, destacando, em especial, a maior proximidade com as sociedades estaduais, departamentos e com o poder público por meio das ações de advocacy.



Destacou, ainda, a importância do Congresso como um dos maiores eventos médicos do país e o seu potencial de agregar o compartilhamento de conhecimento e interação entre cardiologistas de diferentes regiões.



O próximo a discursar foi o presidente do 78º CBC, Jorge Ilha. O cardiologista gaúcho, que já foi presidente da SBC na gestão de 2012/2013, pontuou em sua fala inicial a grandiosidade do evento, que é um dos maiores congressos médicos do Brasil e do mundo, destacando a riqueza da programação científica e o seu impacto para todos os profissionais brasileiros.



O diretor científico do 78º CBC, Paulo Caramori, agradeceu a oportunidade de ter trabalhado em prol do desenvolvimento de um congresso marcado pela excelência na programação e que se sente honrado em representar a SBC. Ele agradeceu também o apoio da organização, comissões e de todo o staff da Sociedade.



Por fim, o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, iniciou seu discurso agradecendo os gestos de solidariedade por conta da tragédia das chuvas e o fato de a SBC ter escolhido a capital do Rio Grande do Sul para realização do evento, Gomes disse ser um enorme prestígio para capital gaúcha receber o Congresso e explicou a relevância da saúde como setor de serviços na cidade, sendo responsável por 8% do PIB municipal.



Gomes explicou que um trabalho coordenado por várias secretarias, junto à SBC, contribuiu para a criação de uma rede de serviços e de infraestrutura capaz de garantir segurança e comodidade para todos os congressistas, palestrantes e expositores.



Homenagens



A solenidade de abertura do 78º CBC foi marcada por homenagens a lideranças da SBC falecidos em 2023, como o ex-presidente da SBC gestão 1983/1984, Ayrton Pires Brandão. Andréa Araujo Brandão, sua filha, a atual presidente do Conselho Administrativo da Instituição, recebeu uma singela homenagem da SBC em memória ao seu pai.



TEC



Por fim, médicos que estavam presentes na cerimônia e que obtiveram o Título de Especialista em Cardiologia (TEC), em 2022, receberam uma homenagem durante a solenidade.



Abertura Oficial



Logo em seguida, Andrea Araujo Brandão declarou aberto o 78° Congresso Brasileiro de Cardiologia, momento seguido de aplausos e muita emoção por parte de todos os presentes.



Conferência Magna



Em sequência a realização da cerimônia aconteceu a conferência magna “Estamos vencendo a Insuficiência Cardíaca”, conduzida por um dos principais especialistas do mundo no tema, John McMurray, que estruturou sua apresentação com base nas principais inovações farmacológicas para o tratamento da doença. O objetivo do seu discurso foi estimular que os médicos busquem novas alternativas de tratamentos.



 



listar todas as notícias