Certificados disponíveis

Clique para acessar a área de impressão!

Notícias

Estande no 78º Congresso Brasileiro de Cardiologia demarca importância do Título de Especialista em Cardiologia

“Área do Especialista” é ponto de encontro, troca e descanso para especialistas

Como parte dos esforços da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) no reconhecimento dos especialistas em Cardiologia, o estande “Área do Especialista” foi montado no 78º Congresso Brasileiro de Cardiologia (CBC) para ressaltar a importância da titulação na valorização profissional.



Segundo Nivaldo Filgueiras, membro do Conselho Administrativo da SBC e coordenador médico da Cardiologia do Hospital MaterDei Salvador, nos congressos internacionais o espaço específico voltado para os fellows (no exterior, equivalente ao título de especialista) já é tradição. 



“Essa é uma área voltada para o conforto dos especialistas. A nossa ideia é criar um espaço para encontro, discussões, repouso, descanso, tomar um café, ou até mesmo um local tranquilo para fechar alguma apresentação científica”, afirma Filgueiras.



Filgueiras destaca a importância da titulação para qualificação profissional. Segundo ele, obter o título de especialista em Cardiologia é um selo de qualidade, que proporciona respaldo tanto para a comunidade médica quanto para os pacientes.



“Com o título, temos a certeza de que aquele médico foi capacitado e está habilitado para exercer todo tipo de atendimento na área cardiovascular.  Sempre quisemos ressaltar essa valorização, e o estande representa um processo de evolução e uma forma de defesa profissional ao valorizar a especialidade e a classe”, diz Filgueiras.



A ação se alinha ao atual modelo de governança da SBC, que busca maior aproximação com as representações regionais, além de uma ampliação na participação dos jovens cardiologistas no contexto da organização.



O orgulho de ser cardiologista, marcado no espaço fotográfico com a #orgulhodeserespecialista, também se expande para todo o evento incluindo a criação de um broche exclusivo distribuído aos médicos que possuem o TEC. “Nós cedemos esse pin para que todos os especialistas expressem esse orgulho por essa titulação”, complementa.



A homenagem aos novos especialistas, que obtiveram titulação em 2022, realizada durante a Solenidade de Abertura do 78º Congresso Brasileiro de Cardiologia, também integra o conjunto de ações de valorização. Filgueiras afirma que, pela primeira vez, os jovens especialistas foram colocados no centro da cerimônia.



“Citamos todos que foram aprovados na prova. Os novos especialistas se levantaram, foram saudados e aplaudidos por todo o auditório. Isso promove um senso de pertencimento no jovem cardiologista. E a ideia é que todos os anos essa cerimônia seja integrada à Solenidade de Abertura”, destaca Filgueiras.



Organizada pela SBC, por meio de convênio com a Associação Médica Brasileira (AMB), a prova de título de especialista em Cardiologia é realizada regularmente todos os anos. Em formato virtual, Filgueiras diz que a procura tem aumentado ao longo dos últimos anos, o que impacta na formação de novos médicos e demonstra um aumento no interesse pela residência médica.



“A residência médica é um dos pontos cruciais na formação do cardiologista. E após a conclusão dessa formação, é fundamental que os novos cardiologistas realizem a prova de título para que possamos angariar cada vez mais um volume maior de colegas especialistas, dando força à classe, inclusive levando esse ponto para as operadoras e serviços de saúde como uma forma vital de qualificação”, finaliza Filgueiras.



O estande está localizado no Pavilhão principal do 78º Congresso Brasileiro de Cardiologia, próximo ao “Espaço do Associado SBC” e ao “Espaço SBC”. Para mais detalhes, acesse o mapa do Congresso no aplicativo SBC 2023, disponível para Android e iOS.



 



listar todas as notícias